quarta-feira, 23 de novembro de 2016

AS NOVAS FORMAS DE INFORMAR E COMUNICAR-SE NO SISTEMA EDUCACIONAL.





  • AS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
 
 
       As redes sociais fazem atualmente parte da vida de milhares de pessoas por todo o mundo e não é diferente com o estudante universitário. As tecnologias educacionais invadiram o processo de ensino e aprendizagem, e são recursos tecnológicos inovadores na Educação Superior, tornando o processo "instigador, estimulante, provocativo, dinâmico e ativo desde o começo e em todos os níveis de ensino" (MORAN,2012,9.08*).

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           As redes sociais mais populares são o Facebook, Blogs e Twitter, ferramentas de cunho colaborativo no processo de ensino-aprendizagem, voltadas à professores e alunos. Nessas, pode-se compartilhar conhecimentos, arquivos e mensagens que possam auxiliar os alunos na jornada acadêmica e disponibilizar materiais de diversos tipos, como apostilas, textos, slides e exercícios resolvidos, além de possibilitar a aproximação de professores e alunos por meio da rede. 
 
           O Facebook dispõe de vários recursos que podem ser utilizados nas instituições de ensino superior. Por exemplo, é interessante que o professor crie um perfil apenas para fins educativos, e nele, crie um grupo para cada turma. Com esses grupos pode comunicar-se com seus alunos e realizar propostas de trabalhos, debates, publicações, tirar dúvidas de alunos, publicar listas de exercícios, acompanhar e avaliar trabalhos, divulgar cronograma de atividades, entre outros; aos alunos, é possível fazer perguntas ao professor, comunicar-se com outros alunos, compartilhar conhecimentos através dos grupos, expor seu currículo, entre outros.

           O blog é uma ferramenta virtual de aprendizagem, presente na web, que promove uma nova forma de interagir, conhecer, pensar, escrever e ler. Proporcionam, por meio de recursos de fácil utilização, um ambiente de interação e escrita colaborativa, além de um espaço virtual crítico e independente na web.

           O Twitter, apenas no Brasil, já atingiu mais de um milhão de usuários e a tendência é que esse número cresça ainda mais, pois, esta rede, permite uma grande variedade de utilização. As instiutições de ensino vêm aderindo cada vez mais ao uso dessa ferramenta tecnológica, de rápida comunicação, tornando-se um recurso para avaliação, de opinião ou pesquisa; promoção de debates; compartilhamentos de vídeos; desperta o senso crítico, criativo e sintético dos alunos; a obtenção de informações úteis e interação contínua entre alunos e professores.

            Porém, observa-se algumas implicações positivas e negativas, que podem ocorrer durante o processo de implantação dessas novas tecnologias no ensino. Dessa forma, faz-se necessário, verificar e conhecer todas as possibilidades, para que docentes e alunos utilizem esse novo recurso de maneira apropriada e específica na produção do conhecimento.


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* Moran, José Manuel. Internet no Ensino Universitário: Pesquisa e omunicação na sala de aula. Botucatu, 1998. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/icse/v2n3/10.pdf>. Acesso em: 23 de nov. de 2016.
 



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